Biografia

Aos 12 anos, Ramon Montagner já começava se  desenvolver profissionalmente, iniciando nessa idade seus estudos e desde então se aventurando em diferentes estilos musicais.

 

Alguns anos mais tarde, entre 1992 a 2006 passou a acompanhar o cantor e compositor Johnny Alf em turnês e gravações.

Ao mesmo tempo em que estava em turnês gravou em parceria com o baterista Alexandre Cunha o vídeo “Brazilian Duet – Ultrapassando Limites”, projeto desenvolvido em 1998. 

O Primeiro cd solo, Boyya (Mix House), só veio surgir no ano 2000 e contou com diversas parcerias célebres como Hermeto Paschoal, Mané Silveira, Sizão Machado entre outros. 

Após sua estreia com um álbum próprio, em 2003 ao lado de Gilberto de Syllos lançou o livro “Bateria e Contrabaixo na Música Brasileira“ pela Editora Lumiar, que  foi recentemente relançado pela Editora Irmãos Vitale. 

O segundo cd solo veio em 2006, chamado "SAMBASÓ", lançando ainda no mesmo ano o DVD “Vassourinhas na Música Brasileira”, primeiro dvd/aula já feito sobre o assunto no Brasil.


Seis anos mais tarde, em 2012, lançou seu terceiro cd solo intitulado “Atemporal” pela DG Produções. 

Dentre seus  diversos trabalhos instrumentais estão São Paulo Ska Jazz, Michel Limma Trio, Rogério Rochlitz Quarteto, Rogéro Botter Maio Noneto além de seu próprio grupo.
Além de todos trabalhos mencionados, desde 2006 acompanha a cantora Luiza Possi em suas gravações e show e ainda o grupo Falamansa e a cantora Virgínia Rosa. 

Entre 2016 e 2017 sua atuação internacional ganhou ainda mais destaque, Ramon Montagner esteve em várias cidades da China ministrando workshops sobre música brasileira e na Universidade de Shanghai e no 2017 Nine Beats Summer Drum Camp.

 

Após isso, sua sua notoriedade fora do país se consolidou, em 2018 ministrou workshops nos principais conservatórios da Holanda entre eles em Amsterdam, Rotterdam, Haarlem, Tilburg e Breda. Esteve também no Uruguay no 1º DRUMDAY da HIT e também na Escuela Universitária de Música em Montevideo, divulgando seu novo livro “Imaginação Rítmica- Estudos de Coordenação para Ritmos Brasileiros” e ainda ministrando a masterclass com o mesmo nome.

No ano de 2019 realizou turnês de masterclass e apresentações na Itália, Portugal e USA onde realizou a masterclass Imaginacão Rítmica na CALARTS na Califórinia. 

Em 2021 participou do PASIC em sua versão online apresentando sua masterclass Imaginação Rítmica e Novos Usos das Multi-Baquetas. Ainda apresentou-se juntamente com os grandes Dennis Chambers e John Riley do Drum Camp Online realizado pelo baterista italiano Alessandro Napolitano. Entre seus feitos internacionais, está a participação em vários masterclasses online para o Canadá e Estados Unidos. 

Atualmente tem trabalhado na confecção do seu novo livro e curso online chamados Imaginação Rítmica- Estudos para o Desenvolvimento da técnica Push and Pull, além do lançamento de outeo livro com o grande baterista Alex Cohen, título que será lançado pela Hudson Music de Nova Iorque. Está atuando em shows e gravações por todo o Brasil e lecionando no IP&T Giba Favery em São Paulo.

Demonstrando sempre seu interesse em se aprofundar cada vez mais no mundo da música, cursou Bacharelado em Música Popular na FITO em Osasco/SP e licenciatura em História pela Unicesumar, além da pós-graduação em Psicolinguística pela Universidade Metropolitana de São Paulo. 

É endorsee Istanbul Mehmet Cymbals, TAMA Drums, Evans Drumheads, Promark Drumsticks, FSA Cajons, Torelli e Gavazzi Case.

"Ramon is someone that is a true master of the drums.

His musicality and creativity continue to push the art of drumming forward.

His exploration of technical innovation is absolutely wonderful".

Johnny Rabb